MINHO E PORTO

Natureza portuguesa: Desde as Montanhas até o mar

1/7

Destino: Portugal

Região: Porto e Norte de Portugal

Duração: 8 dias | 7 noites (6 etapas em bicicleta)

Início: Domingos | Término: Domingos

Níveis de dificuldade: Médio

Época recomendada: Março à Novembro

Disponibilidade bicicleta elétrica (Sob consulta)

A partir de 

€1.029

8
dias

Preço em Euros por pessoa. Acomodação dupla. Pagamento em Reais ao câmbio turismo do dia.

Saídas aos DOMINGOS da cidade do Porto
Ponto de encontro será no aeroporto do Porto.
Sinal para reservas = €100

Sobre o roteiro

O tour em bicicleta pelo Minho e Porto é uma experiência única que lhe dá a sensação quase surrealista de "mudança de cenário". Com início no topo das montanhas, a descida engloba uma paisagem verdejante, na qual o Oceano Atlântico vai ganhando protagonismo, surgindo ao longo do percurso.

 

Este tour é também abençoado pelos rios Minho, Lima e Douro e cada um deles irá acompanhá-lo em diferentes etapas do seu percurso. O Minho é uma região orgulhosa da sua história marítima e das medievais fortificações que ajudaram, noutros tempos, a manter os espanhóis dentro das suas fronteiras. Prove a cozinha típica regional das montanhas e uma grande variedade de pratos de peixes e frutos do mar, que podem ser encontrados ao longo da orla costeira. Aproveite para degustar um copo do famoso Vinho Verde português.

 

Este roteiro em bicicleta irá colocá-lo em contato com um dos povos mais acolhedores da Europa. Aproveite a oportunidade para conhecer os habitantes locais: os pescadores e as suas simpáticas mulheres, os agricultores ou a senhora do mercadinho local; deixe-se maravilhar pelas histórias dos proprietários do local onde ficará hospedado. Pedale sobre a antiga ponte romana de Ponte de Lima, famosa pela sua beleza e pela sua importância para os peregrinos, que no passado, seguiram o caminho sagrado entre o Porto e Santiago de Compostela.

 

Desfrute do mais autêntico passeio de bicicleta pelo Norte de Portugal.

Mapa da rota

Destaques

  • Parque Nacional da Peneda-Gerês, repleto de espécies únicas, como o Lobo Ibérico.

  • Hospedagem em vinícolas tradicionais, casas senhoriais e pequenos hotéis.

  • Aldeias típicas da região montanhosa, com tradições ancestrais.

  • Deguste o Vinho Verde e o Vinho do Porto em vinícolas tradicionais e de pequeno porte.

  • Cidades medievais e belos centros históricos.

  • Vinho verde fresco e aromático, e longos vinhedos.

  • Vilas de pescadores onde o tempo parece ter parado e o legado cultural do passado se manteve intacto.

  • Degustações de vinhos e gastronômicas partilhadas com os proprietários de vinícolas de renome.

  • Os peixes e frutos do mar mais frescos, pescados diariamente no Oceano Atlântico.

  • Barcelos e a sua feira, o centro do artesanato e da cerâmica pintada à mão.

  • Percursos ao longo da costa e das suas praias de areia dourada.

  • Porto, eleito o Melhor Destino Europeu em 2012, 2014 e 2017, cidade conhecida pelas caves de Vinho do Porto e pelo seu centro histórico, Patrimônio Mundial.

Dia a dia

Dia 1 | Domingo – de Porto a Castro Laboreiro

Traslado do aeroporto do Porto até Castro Laboreiro, aldeia situada dentro do Parque Nacional da Peneda-Gerês. À medida que vai sendo conduzido através das colinas, montanhas e extensos vinhedos, terá a possibilidade de observar pequenas aldeias espalhadas aqui e ali, como peças de mosaico, sobre as distantes colinas. Este é o lugar ideal para recapturar a sua paz da alma, deixando para trás a agitação e estresse da vida moderna. Sem dúvidas, andar de bicicleta aqui será sinônimo de pura felicidade. Chegando ao Parque Nacional da Peneda-Gerês, onde irá passar a noite antes de iniciar o seu roteiro em bicicleta, um agradável silêncio vai lentamente descendo sobre si, enquanto sobe até à aldeia, através de bosques repletos de pinheiros de folhas aciculares. Essa é uma pequena aldeia com belos moínhos de vento e uma pequena loja no centro, que abastece a população local. Aqui, paramos para comprar alguns produtos antes de seguirmos para o nosso hotel.

Dia 2 | Segunda-Feira (etapa 1) – de Castro Laboreiro a Monção

A primeira etapa do seu roteiro em bicicleta é excepcionalmente bela, uma agradável descida junto à fronteira espanhola, por entre uma paisagem de afloramentos graníticos austeros e escassas árvores, ao longo do norte do Parque Nacional da Peneda-Gerês e da Serra da Peneda. Os 72.000 hectares do Parque Nacional do Gerês são um dos últimos refúgios naturais para lobos, águias douradas e cavalos selvagens. Não se surpreenda se ficar cara-a-cara com um cervo ou um javali! Continue pedalando pelas aldeias sossegadas, onde sempre encontrará uma pessoa amável e disponível para o ajudar a encontrar o caminho, se necessário. Os fornos comunitários, onde os moradores se juntavam para cozer o pão, alguns deles ainda em uso hoje em dia, são fascinantes. Particularmente notável são os tradicionais espigueiros, locais de armazenamento do milho, em granito. Assim que chegar a Monção, irá entender os motivos pelo qual o povo Português se sente tão orgulhoso pelo fato de os espanhóis nunca os terem conquistado.

Dia 3 | Terça-Feira (etapa 2) – de Monção a Caminha

Hoje irá viajar para oeste, ao longo do rio Minho em direção ao Oceano Atlântico. Este percurso irá levá-lo através da região demarcada do Vinho Verde e dos vinhedos que produzem o vinho branco seco Alvarinho, pelo qual a região é famosa. Desfrute da vista do elegante Palácio da Brejoeira, ainda habitado pela família, que é líder na produção de Vinho Verde de qualidade superior. Aproveite para selecionar uma garrafa de vinho para o jantar. Ao longo do percurso, irá passado por importantes marcos das batalhas entre Portugal e Espanha, com particular enfoque na impressionante fortaleza do século XVII, em Valença, e no Forte de Vila Nova de Cerveira. Nesta noite, ficará em Caminha, uma cidade elegante, estrategicamente localizada no estuário do rio Minho e cuja história remonta aos tempos pré-romanos.

Dia 4 | Quarta-Feira (etapa 3) – de Caminha a Ponte de Lima

Pedalar a sua bicicleta ao longo do Oceano Atlântico é uma experiência extraordinária, especialmente porque poderá não só vislumbrar o mar, mas também as aldeias de pescadores, que se têm mantido inalteradas ao longo dos séculos. Ao chegar a Viana do Castelo, a paz e a tranquilidade que usufruiu antes são substituídas pela energia desta animada cidade, no estuário do rio Lima. Remontando aos tempos romanos, quando era o principal porto do norte da Península Ibérica, a história impressionante de Viana inclui a dos comerciantes, que provisionaram os navios que participaram nos Descobrimentos Portugueses durante o século XVI, e mais tarde construíram os navios que navegaram à Terra Nova em busca do bacalhau. Foram eles que construíram as inúmeras casas senhoriais da cidade, cuja beleza arquitetônica é um marco da cidade. Datada do século XIX, a Igreja de Santa Luzia, no topo da colina com vista para toda a cidade, é parada obrigatória. Vai exigir algum esforço para alcançar o topo, mas a recompensa é uma vista de tirar o fôlego. A partir daqui, voltará a pedalar pelo interior das aldeias, seguindo o rio Lima até chegar a Ponte de Lima. A vila mais antiga de Portugal é famosa por sua bela ponte romana em arcos que faz parte do Caminho de Santiago, sendo de extrema importância para os peregrinos que decidiram seguir este percurso desde o Porto até Santiago de Compostela. Depois de chegar ao local de hospedagem, ligeiramente deslocada do centro da cidade, provavelmente irá se sentir tentado a parar e a apreciar o cenário encantador. Recomendamos que primeiro vá esticar as pernas, fazendo um belo passeio em redor da pitoresca vila. Quando voltar, uma degustação de Vinho Verde estará à sua espera. Na manhã seguinte, poderá adoçar o seu café da manhã com o melhor mel de abelhas da propriedade.

Dia 5 | Quinta-Feira (etapa 4) – de Ponte de Lima a Barcelos

Quer seja religioso ou não, percorrer parte do percurso do Caminho de Santiago vai fazê-lo sentir-se especial. Possivelmente porque estará consciente de que esta tem sido uma rota de peregrinação ao longo dos séculos. Muitos têm percorrido este trajeto impulsionados por uma grande devoção. É um caminho que impressiona quem o ousa atravessar, dados todos os seus desafios, prazeres e lições que ficam para a vida. Este percurso de bicicleta é agradável desafiante, com trilhos entre searas, vinhedos e colinas até alcançar a cidade de Barcelos, junto ao rio Cávado. A cidade que é o cerne da indústria cerâmica, é também uma localidade de extrema importância religiosa. Contemple a Igreja Matriz do século XIII. De hora em hora, irá ouvir o toque dos sinos das igrejas das várias paróquias, motivo pelo qual a cidade é conhecida.

Dia 6 | Sexta-Feira (etapa 5) – de Barcelos à Vila do Conde

Hoje voltará a pedalar até ao Atlântico. Este percurso é de apenas 35 quilômetros, de modo a que possa ter um tempo extra para desfrutar de um almoço extenso, bem à maneira Portuguesa: uma refeição descontraída, relembrando o porquê dos portugueses serem tão orgulhosos da sua cozinha. Vila do Conde é famosa por seu passado de construção naval, como podemos ver pela réplica de um navio usado durante os Descobrimentos e aqui construído. O centro da cidade é dominada por casas senhoriais e palacetes graciosos. A importância de seu porto de pesca é também evidente no centro da cidade, onde poderá desfrutar de um maravilhoso jantar de frutos do mar e de um passeio ao longo da praia com cheiro da maresia, antes de ir para a cama.

Dia 7 | Sábado (etapa 6) – da Vila do Conde ao Porto

A última etapa das suas férias em bicicleta vai levá-lo por tranquilas ciclovias ao longo da costa, através de uma reserva ornitológica, ao longo das dunas e por aldeias de pescadores. É notável o quão arduamente os pescadores (e suas esposas!) trabalham, e ainda mais notável é seu espírito bom. Está-se aproximando do Porto através do estuário do rio Douro. Esta cidade, famosa pelo Vindo do Porto, quer no passado, quer no presente, é considerada uma das mais belas cidades da Europa. A cidade Patrimônio Mundial da UNESCO, possui, no seu centro histórico, mais de 150 monumentos listados como preciosidades históricas. Para além disso, à medida que vai pedalando ao longo do Rio Douro, tomará consciência de todas as maravilhas que esta cidade e esta região têm para oferecer. Enfim, uma lufada de calma, paz da alma e amor.

Dia 8 | Domingo - Porto

Traslado para o aeroporto do Porto.  

Fim do programa.

Valores

Dia de início: Domingo

 

Reservas com início em dia diferente da semana OU, após as 15h00 de domingo, aplica-se ao preço um suplemento de €99 por pessoa.

 

Suplemento do transfer para pax individual (1 pessoa): Sob consulta

 

Incluído no preço:

  • Organização do programa

  • Hospedagem, 7 noites em quarto duplo standard, com café da manhã incluído

  • Transporte diário de bagagem

  • Traslado desde o aeroporto do Porto até ao ponto inicial do tour e desde o último até ao aeroporto, de carro, van ou minibus

  • Por pessoa: Bicicleta MTB híbrida, porta-bagagem, alforge ou bolsa de guiador (uma por cada 2 bicicletas), cadeado (um por cada 2 bicicletas), capacete e protetor de cabeça descartável

  • Por grupo/reserva: Celular pré-pago, kit de reparações, kit de primeiros-socorros, kit de reparação de furos, bomba de ar e câmara-de-ar para reposição

  • Por grupo/reserva: Gps com os tracks e um roadbook com informação detalhada

  • Guarda das bicicletas nos hotéis durante a noite

 

Observação importante: Oferecemos sem custo adicional capacetes usados e higienizados.  Todavia, você pode optar por usar o seu próprio capacete, ou, comprar um capacete novo por um custo €89.

Não incluído no preço:

  • Passagens aéreas internacionais ou domésticas

  • Guia e veículo de apoio (preço sob consulta)

  • Refeições, degustações de vinhos e experiências gastronômicas (opcional)

  • Bicicleta elétrica (E-bike)

  • Capacete Specialized Align

  • Seguro viagem

  • Despesas pessoais durante todo o circuito

  • Tours, passeios e outros itens não mencionados

Opcionais

Experiências vínicas incluindo 3 visitas com degustações: €29 por pessoa. Inclui:

  • Dia 2 e Dia 4 – 2 visitas e degustações de Vinho Verde, em Monção e Ponte de Lima  

  • Dia 7 - 1 visita a uma cave histórica de Vinho do Porto, com degustação, no Porto

 

Programa especial Wine & Dine com 2 jantares incluídos: €149 por pessoa. Inclui:

  • Dia 5 - Jantar no restaurante do hotel, com menu de 2 pratos & vinho, inclui sobremesa e um cálice de vinho do Porto – Barcelos

  • Dia 7 - Jantar gourmet no Porto com menu de 4 pratos e degustação de 3 vinhos

 

Piquenique: €119 por pessoa. Inclui:

  • 6 lunch-box para consumo durante os dias de pedal

 

Suplemento bicicleta elétrica (E-Bike): €139 por bicicleta, 6 etapas

(sujeito a disponibilidade, devido ao número limitado de e-bikes)

 

Traslado extra de/para Porto de/para aeroporto: €59 carro para até 3 pessoas.

O traslado inicial é do aeroporto do Porto para Castro Laboreiro e o traslado final é do centro do Porto para o aeroporto do Porto. É considerado um traslado extra sempre que este não seja direto. O valor acima é também aplicado para traslados do centro do Porto ao aeroporto.

 

  • Todas as degustações e experiências vínicas acontecem depois de terminado o percurso diário em bicicleta.

 

Noites extras: As noites extras no primeiro alojamento ou durante o tour exigem a mudança de toda a logística. Portanto, aplica-se o suplemento para começar em um dia diferente da semana. Para noites extra no Porto, esta taxa não se aplica.

  • instagram_f_icon-icons.com_65485 copy
  • facebook

Vila Madalena

São Paulo, SP

contato@portugaldebike.com.br

WhatsApp 11 9 7095 1969

© 2020 por PORTUGAL DE BIKE